Automação de marketing

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As mídias sociais ficaram descontroladas e está praticamente impossível acompanhar e principalmente, responder a tudo que pode envolver a sua empresa. Você sabia que existem mais de 200 redes sociais e bilhões de usuários no mundo inteiro? A sua equipe consegue dar conta de tudo isso e ainda assim, ser produtivos?

Temos diversas ferramentas para auxiliar neste processo, e se você agenda publicações para serem automaticamente incluídas nos perfis da sua empresa, saiba que isto é um nível muito, mas muito baixo de automação que nós podemos conseguir para seu negócio!

Muito se confunde quando se fala neste assunto: automação dos processos de marketing. Mas afinal, o que é isto e como podemos implementar este nível de tecnologia nas empresas?

O que é automação de marketing?

Você, ou a sua equipe, já tiveram que fazer uma tarefa vezes e vezes, por repetidas vezes, com o mesmo objetivo? Pois saiba que para isso existe sempre um processo que pode automatizar isso.

Se o trabalho é repetitivo, pode ser automatizado!

Automação então, é o processo de utilizar a tecnologia disponível, ou fazer uso de ferramentas, para realizar tarefas em sequencia, de forma automática, afim de reduzir o trabalho manual e a interação de pessoas, para aumentar a eficiência das ações que queremos implementar.

Este tipo de ferramenta é muito utilizado principalmente para nutrir os leads que estão no funil de vendas, e aumentar o seu lead score, para que sejam cumpridos os passos necessários, até o fechamento da venda.

Então programar as minhas publicações no Facebook não é automação? Sim, é uma automação que a ferramenta te possibilita, mas é muito simples, podemos extrair muito mais das ferramentas que estão disponíveis no mercado hoje.

Automatizar o seu marketing, significa que você começa a entender de maneira significativa, o que o seu cliente está fazendo, quais as atitudes ele está tomando, e agir de forma personalizada para que ele tenha o máximo de interações possíveis com a sua marca, e entendendo todo esse sistema, conseguimos escalar isso para níveis extraordinários de automações.

Encontrar e entender exatamente em qual estágio do funil de vendas nosso comprador está, pode gerar diversos caminhos a serem percorridos pelas nossas automações, como por exemplo, envio de novos e-mails marketing, remarketing nas ferramentas, pop-ups no navegador, etc.

Por que devo investir em automação?

Investir nestas ferramentas garante que tudo vai funcionar de maneira adequada e correta, 24 horas por dia, eliminando o erro humano. Depois de tudo planejado, construído, executado e testado, estas automações irão funcionar até que seja visualizado uma nova necessidade de atualização e melhoria da trilha que está sendo percorrida e entregue para o seu comprador.

Isto com certeza vai gerar economia para a sua empresa, pois serão necessários menos funcionários para executar tarefas que são essencialmente “braçais”, e termos mais controle sobre o que seu cliente está recebendo em cada etapa do funil de vendas.

Quais benefícios a automação pode trazer para o meu negócio?

Em primeiro lugar, a certeza de que o caminho que o seu consumidor irá trilhar, com certeza vai levar ele para o seu objetivo principal.

A automação também tem como objetivo, trazer mais seguidores para as redes que a sua empresa utiliza, como blog, redes sociais, landing-pages, etc., pois pode-se programar o envio de informações constantes aos seus leads adquiridos, colocando eles em uma espécie de piloto automático.

Depois de automatizado, o processo fica em piloto automático

Quais áreas posso automatizar em meu negócio?

Na área do marketing para a sua empresa, existem 3 grandes nichos que podem ser automatizadas em grande parte.

A primeira delas são as comunicações por e-mail, como por exemplo, enviar um e-mail de agradecimento toda vez que uma pessoa se cadastra em seu site. Para este processo é utilizado uma ferramenta de gerenciamento de leads e de envio, e existem diversas delas no mercado hoje, que realizam estas tarefas de forma muito eficiente. Algumas inclusive gratuitas, até um certo nível de utilização.

Um ponto excelente quando este processo está bem configurado e estruturado, é que utilizando de forma correta, é possível qualificar este lead, e segmentar os envios por assuntos de interesse do seu comprador, evitando disparos que serão ignorados por não fazerem parte do momento de oportunidade que este cliente está esperando.

Um exemplo muito prático, é enviar um e-mail informando as novidades da empresa, com itens que estão bastante em alta nas buscas, e que existe bastante procura no mercado, como por exemplo, enviar uma lista da nova coleção outono/inverno da sua empresa. A ferramenta de envio monitora os cliques nos links do e-mail, e, quando bem estrutura, qualifica este lead com os interesses dele, como por exemplo, se o seu consumidor clicar no produto calça jeans, nós podemos qualificar ele para receber novidades e campanhas relacionadas a este produto, tendo mais assertividade na comunicação, e consequentemente, maior retorno sobre os investimentos em campanhas.

Automatizar os e-mails é a primeira etapa!

Em segundo lugar, vem as mídias sociais, contendo ferramentas não só para gerenciamento de publicações, mas também para incentivar crescimento e envolvimento das pessoas com a sua marca, respondendo automaticamente questões pré-programadas, dúvidas frequentes, ou assuntos já conhecidos, evitando que seu consumidor fique muito tempo esperando por um retorno da empresa, que frequentemente demora a responder.

Esta provavelmente é parte onde se consegue uma maior automação com as ferramentas disponíveis, e muitos profissionais de marketing as utilizam para enviar e publicar o seu conteúdo. No entanto, cavando um pouquinho mais e indo mais a fundo, minerando estas ferramentas, podemos também, e uma forma parcial, automatizar o crescimento das mídias sociais.

Vamos imaginar que a sua empresa precise necessariamente estar nas redes sociais mais influentes para comunicar com o seu público. Com isto já temos de cara o Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, YouTube e também conversar com o seu público no WhatsApp. Só aqui já temos 6 ferramentas diferentes de interação com nosso público, e saiba que a média dos usuários na internet tem em média 5 contas de mídias sociais para gerenciar.

Naturalmente, você tem o desejo de informar o seu público sobre uma novidade em seu negócio, e necessariamente deverá fazer em todas elas, e naturalmente você já utilizou a mesma publicação, com a mesma imagem e o mesmo texto em todas elas simultaneamente, de forma manual, não é mesmo? Isto é um processo manual e irritante, tanto para profissionais quanto para iniciantes. Mas, fique calmo que mais abaixo sugerimos uma ferramenta que irá economizar um grande tempo para você, tendo opções ainda de estruturar uma biblioteca de publicações, para serem repetidas ciclicamente, por tempo indefinido, tendo sempre um conteúdo para seu público poder se informar e interagir, vezes e vezes seguidas.

Automatizar as mídias sociais traz grandes resultados!

Por último, e não menos importante, em terceiro lugar, podemos automatizar as landing-pages. Sim, aquele processo que demorava uma eternidade, que tinha que ter uma equipe exclusivamente dedicada, com produtor de conteúdo, programador, especialista em tecnologia da informação e uma equipe gigante, hoje pode ser automatizada com um pouquinho de conhecimento. Até os textos destas páginas de aquisição podem ser automatizados, de certa maneira, com o auxílio dos chamados testes A/B, onde é medido qual está sendo mais eficiente nas campanhas.

Para você ter uma noção de como o processo de automação está bem adiantado, olha só este vídeo recente que foi desenvolvido por um brasileiro, para automatizar a busca, produção e envio de assuntos para o seu canal no YouTube:

Mesmo que esta área não permita 100% de automação total do seu negócio, isto está bastante próximo, e pode ser conseguido com algumas etapas.

As maiores ferramentas disponíveis hoje no mercado, e também algumas gratuitas, já permitem a seleção de páginas pré-prontas, agilizando e facilitando a divulgação da mensagem para quem não tem nenhum tipo de conhecimento de programação. Isto economiza um tempo gigantesco na hora de implementar uma landing-page, deixando o foco totalmente no conteúdo que deve ser transmitido ao consumidor, retirando a parte pesada de escrita e codificação.

Estes modelos, com poucas alterações, podem ser publicados e utilizados imediatamente em seu negócio. Olha só que economia de tempo e de retrabalho!

Algumas ferramentas também possibilitam o teste de conteúdo, permitindo conhecer quais textos, títulos ou botões estão funcionando melhor, e quais não estão tendo a performance esperada. Este é o chamado teste A/B, onde a ferramenta envia o conteúdo A para um lead, e o conteúdo B para outro lead. Registrando quantas pessoas tem as ações esperadas para determinado conteúdo, temos a indicação de qual tipo de comunicação está funcionando melhor, e assim podemos otimizar os resultados.

Um exemplo prático é utilizar 2 botões diferentes para uma ação que está sendo esperado do seu lead, como por exemplo “Cadastrar agora”, e outro botão “Fazer meu pedido”, e a única maneira de identificar isso, é realizando pequenas alterações únicas nas comunicações, e colocando para testes. Sem isso não temos como afirmar se algo terá resultado ou não para a sua empresa. Tudo deve ser testado e só descartado depois que foi confirmado com ações, e nunca com suposições.

Veja 5 ferramentas essenciais para automação.

  1. Mautic

Esta ferramenta é muito utilizada para automação do marketing de vendas, e é muito requisitada principalmente por ser gratuita.

Ela é Open Source, ou seja, seu código é aberto a comunidade para implementar plug-ins e melhorias que podem servir a todos de maneira geral. Isto é excelente pois cresce a comunidade, e é um atrativo para que novas implementações sejam feitas.

O principal benefício dessa ferramenta é que ela é gratuita, ou seja, já de cara será evitado um custo extra na implementação dessa automação, que por vezes pode ser altíssima, e ainda contar a variação cambial do dólar.

Veja algumas funcionalidades que o Mautic trás para o gerenciamento de marketing da sua empresa:

  • Integração com as principais redes sociais;
  • Gerenciamento de leads, campanhas de marketing e listas de envios;
  • Lead tracking para acompanhar os cliques nos links dos envios realizados;
  • Automatização de respostas baseado no comportamento dos contatos;
  • Criação de landing-pages e formulários com interface simples e fácil;
  • Filtro para qualificação de leads;
  • Integrações com diversas ferramentas do mercado;

  1. Mailchimp

Esta é uma ferramenta poderosa e muito versátil para quem está começando o processo de automação do marketing em sua empresa. Além de ser gratuita até certa quantidade de utilização, o MailChimp oferece diversas ferramentas que podem ser utilizadas da maneira que for necessária para as suas campanhas.

Com esta ferramenta você pode ficar despreocupado em criar os layouts que serão perfeitamente lidos pelos aplicativos de correio eletrônicos, pois os arquivos pré-prontos são muito bem estruturados, e com poucos cliques, a sua primeira campanha já pode ser enviada.

Um outro ponto bem importante é a área de envios. Todo mundo já ouviu falar na palavra “spam”, e está bem comum hoje em dia. Quando um e-mail é enviado de forma massiva, os servidores qualificam não somente a mensagem, mas o seu domínio, como um endereço não confiável, e bloqueiam qualquer recebimento de mensagens que estão sendo enviados da sua empresa.

O envio através do MailChimp é qualificado, e esta ferramenta é autorizada a realizar estes disparos massivos. Temos casos de clientes que foram realizados mais de 500 disparos por minuto através dessa plataforma.

  1. LeadPages

Esta ferramenta é essencial para quem quer produzir uma landing-page qualificada e que irá atingir os objetivos que a sua campanha está se propondo a realizar.

Para quem está interessado diretamente na produção do conteúdo que o consumidor deseja ver, e não tem nenhum conhecimento de programação, tem tudo para dar certo com esta aplicação e começar com poucos cliques, a gerar leads para seu negócio.

As páginas de capturas são uma ferramenta muito importante para começar a gerar leads, e também para entender e qualificar quais assuntos os seus contatos estão mais interessados em receber.

Através do conteúdo publicado, e utilizando de estratégias de marketing e gatilhos mentais, seus consumidores estarão recebendo uma comunicação direcionada, exclusiva e dedicada sobre o assunto que deseja transmitir. E com isto você começa a ter conhecimento das ações e também dos padrões que o seu cliente está tendo com a sua marca.

  1. Zapier

Integrar todas estas informações separadas das ferramentas é a função desta aplicação. Não adianta nada gerar essa quantidade de dados, mas não saber o que fazer com elas, e neste quesito, o Zapier ajuda bastante.

Podemos automatizar, por exemplo, o envio de mensagens de agradecimento quando uma pessoa se cadastra no site. Após preencher o formulário de contato, este contato é inserido no MailChimp, qualificado com a tag que desejamos, e envia uma campanha baseado nessa ativação.

Podemos também incluir nesta base de leads, todos os e-mails que chegam através de um contato no Gmail, ou seja, se um cliente encaminha um pedido, ele já entra automaticamente na base selecionada pela automação na ferramenta que for adequada.

Podemos conectar diferentes ferramentas, como Facebook, Trello, Google, Gmail, e criar personalizações para cada sistema, se este permitir conexões externas através de API ou webhooks.

  1. Edgar

Esta é a ferramenta que citamos o exemplo na área de conteúdo e mídias sociais. Com ela é possível criar uma biblioteca de publicações para serem postadas continuamente, por tempo indefinido, de forma cíclica.

Uma vez que a plataforma chegue ao fim da lista de publicações, ela irá começar novamente, e isto pode ser alterado a ordem, incluído novas publicações, da forma que a empresa achar necessário realizar.

Dessa maneira as duas mídias sociais nunca irão ficar ociosas, com falta de publicações, e seu cliente sempre terá um conteúdo para interagir.

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Coloque sua empresa no automático

Alguns processos podem ser automáticos e não precisam que uma pessoa esteja ali para realizar. Você economiza tempo e também dinheiro, pois uma vez estruturado os processos, existem muitas ferramentas para realizá-las.

Praticamente todos os setores de uma empresa podem contar com robozinhos que fazem tarefas pré-programadas, mas que podem salvar um tempo precioso no fim do mês.

Fale pra gente qual a sua maior necessidade, que lhe enviaremos algumas dicas de como "robotizar" a sua empresa.

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