Blog Rock Pixel

Novidades do marketing digital

Por que meu site não aparece no Google?

Você já fez uma pesquisa no Google, e nesta palavra chave que você buscou, o seu site não aparecia em nenhum momento?

Sua busca não retorna nenhum resultado?

Hoje vamos ver como utilizar a ferramenta do Google para fazer uma busca exclusiva no seu site, e saber se em algum momento, essa palavra chave está sendo indexada.

Essa é a dica de hoje, aqui no momento Mudando Mindsets, da Rock Pixel Digital.

Meu nome é Fabricio Gwadera, e sou o fundador da Rock Pixel Digital.

Tenho certeza de que você vai gostar desse conteúdo, então quero te pedir pra compartilhar esta publicação nas suas redes sociais, e também seguir o canal da Rock Pixel Digital no YouTube, e deixar seu like no vídeo, curtir nosso canal, e também para ativar as notificações no sininho, pra receber sempre em primeira mão nosso conteúdo.

 

Como minha empresa pode aparecer no Google?

Outro dia, um cliente me ligou dizendo que pesquisava uma palavra chave ligada ao seu negócio, e em nenhum momento o seu site era mostrado. Ele me falou que passava páginas e páginas do Google, e seu site não era mostrado, NUNCA!

Então eu fiz uma pergunta muito óbvia pra ele: Essa palavra chave alguma fez foi mencionada no site?

E a resposta dele foi também muito óbvia. Ele disse: não sei!

Foi aí que me lembrei de um pequeno hack que podemos fazer bem facilmente utilizando a própria ferramenta do Google, pra saber se existe algum conteúdo relacionado a uma palavra chave em seu site.

Vamos lá que vou mostrar na prática como fazer.

 

Utilizando o Google pra descobrir palavras chaves

Primeiramente, claro, abra o seu navegador, e vá ao buscador do Google pra começar nossa pesquisa.

Abra a página inicial do Google

Normalmente, quando você quer fazer uma busca por algum conteúdo, pra tirar uma dúvida, ou pra ter alguma informação, você normalmente iria digitar o que você está desejando procurar, como por exemplo, “qual a melhor câmera digital”. Dessa maneira o Google irá pesquisar em seu gigantesco banco de dados, todos os sites que contém esse tipo de comparativo, avaliar a relevância de cada um, e te mostrar os melhores resultados para a sua pesquisa.

Digite a sua busca normalmente

Não vamos entrar no mérito agora de como o Google faz essa comparação entre sites. Este é um conteúdo para um próximo vídeo que vamos fazer pra vocês. Por agora, vamos focar somente na busca da palavra específica em seu site.

Esta busca genérica vai mostrar os resultados normais da internet, todo o conteúdo relacionado as palavras chaves que você digitou no buscador, e aqui podemos ter uma noção se o seu site está sendo mostrado, e em qual posição, mas no problema do cliente, o site dele não era mostrado de forma nenhuma, então como saber se esta palavra chave consta no site?

Resultados para a busca que realizamos

 

Qual é o hack para o Google?

Aqui vai a dica: o Google permite realizar as buscas exclusivas no seu domínio. Basta acrescentar essa informação antes da palavra chave, que ele irá realizar a pesquisa somente em seu domínio.

A palavrinha mágica que você deve digitar antes, é “site:seudominio”.

Esta tag é um pequeno hack

Vamos colocar isso em um exemplo completo. Se eu desejo pesquisar se o meu site tem o termo “marketing digital”, eu vou realizar a busca no Google da seguinte maneira: site:rockpixel.com.br “marketing digital”.

Como irá ficar a sua busca no Google

Pronto, agora o Google vai mostrar todos os resultados que estão em sua base de dados, com a palavra “marketing digital”, e que se encontram somente em meu site.

Resultados para a palavra "Marketing Digital" em meu site

 

Como saber se o Google está indexando corretamente?

Agora como saber se meu site está indexando uma palavra chave específica, como no caso do cliente que não conseguia saber por que o seu produto não estava sendo mostrado no buscador?

Vamos testar se a palavra chave "impressora" consta em meu site

Basta digitar a palavra chave que está buscando, após a tag com o site. Se este resultado for mostrado no Google, então nenhuma menção a esta palavra chave, consta na base de informações deles.

E por isso seu site não está sendo mostrado quando é realizado as pesquisas. Por que não existe nenhuma página onde esta informação consta.

Este é o resultado que o cliente estava obtendo

 

Como utilizar esta ferramenta para meu negócio?

Você pode fazer essa busca também nos seus concorrentes, para saber como estão os conteúdos que eles estão produzindo e ter uma comparação com o que você tem atualmente em seu site. É bastante útil para começar de uma forma rápida e simples, a fazer o chamado “benchmarking”, que é um processo de comparação de produtos e serviços que as empresas fazem para obter dados da concorrência, e comparar internamente como está o seu negócio. É bem legal de ter estes dados para sua gestão interna.

 

Como resolver este problema?

Agora, como resolver esta questão do seu site não ter sido mostrado em nenhum momento, e ter o seu domínio fazendo parte da indexação e do banco de dados do Google?

A melhor forma de resolver esta questão é: publicando conteúdo.

Não basta apenas colocar esta palavra no rodapé da página, ou ter ela inserida na página do produto que você está oferendo. Isso não vai agir magicamente e colocar o seu produto nas primeiras páginas, ou primeiras posições do Google. Você tem que ter relevância. Você tem que ter importância para as pessoas. Quanto mais conteúdo você publicar sobre este assunto, mais as pessoas irão se interessar pelo seu conteúdo, e mais resoluções de pesquisas você irá ter, e cada vez mais o Google vai entender que o seu site não está somente oferecendo um produto, mas também resolvendo o problema das pessoas que chegam até ele com uma dúvida, e é aí que você começa a ter relevância.

Vamos falar sobre este assunto em publicações futuras também, sobre como começar a produzir conteúdo, que tipo de conteúdo, quais redes utilizar, e mais um monte de dicas que vamos trabalhar aqui com vocês sobre marketing digital e mudanças de mindset.

 

Como foi o resultado para você?

Espero que tenham gostado dessa dica, deixe aqui seu comentário se deu certo pra você, como usou na sua empresa, quais conclusões tirou dessa busca, e usem essa dica pra monitorar as palavras chaves são mostradas para as pessoas, como as informações aparecem nas buscas quando alguém está procurando a sua empresa. Aproveite pra ajeitar alguma publicação que não esteja condizente com o que a empresa quer passar pro seu público, use também para saber se um determinado produto ou serviço consta em seu site, e se o Google está indexando ela corretamente, e use também para medir a concorrência, esteja 1 passo a frente.

Siga nossas redes sociais para continuar recebendo mais dicas de marketing digital, e mudanças de mindset para implementar em seu negócio, e lembre-se: você é tão grande quanto a sua mente.

"Você é tão grande quanto a sua mente"

Esse foi o Momento Mudando Mindset da Rock Pixel Digital.

Até a próxima!

Fabricio Gwadera

Profissional de internet, fundador da RockPixel e nas horas vagas não desgruda da telinha.

Anúncio

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades da Rock Pixel

Assinando nossa newsletter, você receberá diretamente em seu e-mail todas nossas atualizações. Todas as informações inseridas aqui são de total responsabilidade da Rock Pixel e não iremos divulgá-las ou utilizar em campanhas de marketing de terceiros. 

Carregando...