Blog Rock Pixel

Novidades do marketing digital

Página verificada no Facebook: Consiga o selo azul sem complicações

Quando uma empresa ou uma pessoa física tem o aval de uma grande marca, ou um certificado comprovando que a autenticidade desse nome é realmente verdadeiro, o consumidor se sente muito mais tranquilo em acompanhar o conteúdo que você está publicando, e também fica muito mais confortável em realizar uma compra.

No Facebook, atualmente existem 2 modos de comprovar que a sua empresa é realmente quem você está dizendo ser, que são os selos cinza e azul.

Selos de verificação do Facebook

Se você está buscando saber como conseguir fazer a verificação da sua página no Facebook, então encontrou o lugar certo pra fazer tudo em um passo-a-passo bem didático e simples.

O que são os selos de verificação do Facebook?

Como praticamente todas as pessoas cadastradas no Facebook, podem criar uma página, e com a grande quantidade de informações que são divulgadas e se encontram nos perfis das empresas, fica muito simples de qualquer fraudador, cadastrar uma página “fake” no Facebook.

O único recurso que as empresas tem de se diferenciar destes perfis, são as verificações pelos selos, oferecidos pela equipe do Facebook, e que garantem que a sua autenticidade foi comprovada com documentos.

As diferentes páginas do McDonald's que você vai encontrar no Facebook

Com a página da sua empresa verificada, é mais certeza de que você vai transmitir mais credibilidade para as pessoas que já seguem a sua marca, e também para os novos consumidores que estão começando a se interessar.

Então se você que ter vantagem sobre os seus concorrentes, e também garantir que a sua marca não seja copiada nesta rede social, leia esse passo-a-passo e bote já a mão na massa!

Porque verificar a sua página no Facebook, é importante para seu negócio?

No meio digital, é muito simples de qualquer empresa abrir seus perfis, em diversas redes sociais, e começar a divulgar seus produtos ou serviços.

Por conta disso, conseguir alguma autoridade ou posição de destaque nas mídias, se tornou um pouco mais complicado nestes últimos anos, e qualquer auxílio que possa ter para alavancar ainda mais a sua marca, se tornou uma obsessão pelos profissionais de marketing.

Devido a facilidade de criar perfis “fakes”, o Facebook começou a fornecer os selos de verificação para proteger e validar os direitos de imagem de grandes celebridades, como atores, humoristas, políticos, esportistas, influenciadores, e também grandes marcas, que são muito populares e tem um alcance muito grande de audiência.

É tanto perfil fake, que parece real!

A relação do cliente melhora muito nas redes sociais com o selo de verificação.

Isso facilitou o entendimento do público, e também dos consumidores, a se sentirem mais seguros e a vontade para iniciar uma conversa direta com a marca. O selo garante que aquela empresa existe, e torna muito mais simples o processo de decisão do seu cliente para envio de mensagens, tirar alguma dúvida sobre o que você está vendendo, e é a certeza de que ele vai falar com a empresa verdadeira.

Quais as vantagens de ter uma página verificada no Facebook?

Veja algumas vantagens de ter a sua marca validada pela rede social:

  • Você sobe de posição nas buscas do Facebook.
  • Auxilia na negociação de parcerias entre canais de comunicação.
  • Oferece mais credibilidade para seus clientes.
  • Valida a sua empresa como autoridade ou especialista no assunto.
  • Reconhecimento pelo seu trabalho.
  • Prova com documentos que a sua empresa existe.

Quem pode verificar a página no Facebook?

Qualquer empresa ou pessoa pública pode requisitar a validação pela equipe do Facebook, basta seguir as etapas que a própria rede social orienta a serem feitos.

É sempre bom lembrar que existem 2 tipos de selo: o cinza e o azul.

Existem diferenças no processo de avaliação destes 2 selos, e cada um pede um tipo de documentação diferente, portanto é bom ler bem as recomendações do Facebook, antes de enviar qualquer arquivo, e ter seu pedido negado.

Porque existem 2 tipos de selo de verificação no Facebook?

Como já falamos anteriormente, existem 2 tipos de selos para verificação no Facebook: o cinza e o azul.

Vamos conhecer as diferenças entre cada um deles.

  1. Selo de verificação cinza.

Este selo é recomendado para empresas e negócios locais, para empresas menores.

É uma verificação bem simples de conseguir, e com alguns documentos é quase certeza de que validado, e apesar de ter menos visibilidade para seu negócio em relação ao selo azul, com certeza vai transmitir mais confiança e credibilidade para sua empresa na rede social.

Veja neste exemplo da franquia da Magazine Luiza. O perfil principal da empresa, que é a matriz, e é uma marca popular, está verificada em azul, enquanto o restante das lojas, que são empresas locais, tem o selo de verificação cinza, comprovando que estas empresas foram validadas pela equipe do Facebook

Perfil verificado da Rock Pixel

  1. Selo de verificação azul.

Já o selo de verificação azul, pode ser utilizado em dois casos: em perfis pessoais ou em páginas de empresas que tenham um grande apelo popular.

O perfil validado com o selo azul, é aquele que o Facebook entende ser uma pessoa que já passou a ser uma figura pública, um astro do cinema, um entrevistador, um político, jornalista, entre diversas outras opções.

Já uma página receberá o selo azul, quando ela for notória, ter uma audiência muito grande, ser uma grande marca, fazer parte de uma grande equipe de jornalismo, ou ser a matriz de uma quantidade considerável de franquias. No exemplo acima, citei o caso da Magazine Luiza, mas existem muitos outros casos, como o McDonald’s, a Cacau Show, a Ford, o SBT, e por aí vai.

A Magazine Luiza tem seu perfil verificado por ser uma empresa popular

Passo a passo

Vamos agora ao tutorial de como fazer o pedido de requisição dos selos, para a equipe do Facebook.

Como verificar sua página no Facebook com o selo cinza

Começando com o seu negócio local, vamos avaliar os requisitos que são necessários e pedidos pela equipe do Facebook:

  1. Ter uma foto de capa;
  2. Ter uma imagem de perfil;
  3. Ter mais de 1 publicação no feed;
  4. Estar dentro das qualificações de Empresa Local, Empresa ou Organização;

Pra começar o tutorial, você precisa ter o cargo de administrador na página que está buscando essa certificação.

Pra verificar se está como administrador em sua página, vá ao menu Configurações, no canto superior direito da sua página, busque o menu Funções Administrativas, na lateral esquerda da página que irá abrir, e então verifique se o seu usuário está com propriedades de Administrador nesta página.

Primeiro verifique se você é administrador dessa página

Caso não esteja, você terá que requisitar este acesso para quem criou a sua página.

Passo 1

Acesse a sua página, e vá até o menu Configurações, no canto superior esquerdo.

Acesse o menu Geral localizado na lateral esquerda dessa página que abriu.

Procure a opção Verificação de Página nas opções disponíveis do lado esquerdo, e clique em Editar.

Passo 1 para verificação de página

Passo 2

Quando clicar em Editar, vai abrir uma nova opção de link para ser clicado, que é Verificar esta Página. Pode clicar neste link.

Passo 2 para verificação de página

Passo 3

Após clicar no link Verificar esta Página, será aberto um aviso. Leia atentamente as informações que foram mostradas, e clique em Começar.

Passo 3 para verificação de página

Passo 4

Neste passo você pode escolher se deseja realizar a verificação por telefone comercial, ou então enviar documentos que comprovam que a sua empresa existe.

  1. Verificação por telefone

A verificação por telefone é mais rápida, pois assim que você informar o número, o Facebook irá ligar neste telefone, e informar um código que deverá ser digitado na rede social para validação.

Este número de telefone deve ser comercial, e deve estar listado em alguma ferramenta de pesquisa de números, como lista telefônica, ou ser amplamente divulgado nos meios de comunicação.

Pode ser um telefone fixo ou um celular, e vale a tentativa.

Caso a opção não seja validada, pode tentar a verificação com documentos que com certeza vai dar certo.

  1. Verificação por documentos

Se você não tem um número comercial fixo, ou a sua verificação por telefone no dispositivo móvel foi negada, você pode fazer a tentativa com documentos da sua empresa.

Digitalize alguns documentos onde aparece explicitamente o nome da sua empresa, como comprovantes de localização, boleto de alvará, certificado de funcionamento, alvará de bombeiro, cartão CNPJ, enfim, o que conseguir comprovar seu endereço e o nome da sua empresa, pode enviar. Não precisa exagerar, mas não envie um único documento também.

Algumas sugestões de documentos que você pode digitalizar:

  • Conta de água, luz ou telefone da empresa;
  • Cartão CNPJ;
  • Licença empresarial;
  • Boleto de alvará;
  • Certificado de alvará;
  • Declaração de imposto empresarial;
  • Certificado de formação;
  • Artigos de incorporação;
  • Contrato de aluguel;
  • Registro de marca;

Importante ressaltar que estes documentos servirão apenas para que o Facebook possa validar a sua empresa, e não será exibido de forma pública, em nenhum canal de comunicação. Pelo menos é o que eles garantem 😉

Ah, não esqueça de colocar todos estes documentos em um único arquivo. O sistema não permite que você envie mais de um documento, então faça várias páginas se precisar, anexando tudo.

Os arquivos que o Facebook aceita são .doc, .docx, .pdf, .jpg, .jpeg e .png.

Verificação com documentos

Passo 5

O Facebook irá levar alguns dias até te responder, pois é necessário fazer uma pesquisa e avaliar os documentos que você enviou, e se são também de órgãos oficiais do país de origem do pedido, mas eles irão te notificar por e-mail, confirmando ou negando a sua solicitação. Então, é só aguardar!

Como verificar sua página no Facebook com o selo azul

Para verificação de perfis e páginas com o selo azul, o Facebook também faz algumas exigências:

  • O botão seguir deve estar ativado em páginas pessoais;
  • Deve possuir conteúdo publicado de forma pública;
  • O nome do perfil e/ou da página deve estar em conformidade com as normas do Facebook;
  • Deve possuir uma foto de perfil;
  • A imagem da capa deve estar presente também;

Se você cumpre todas estas pré-exigências, então o próximo passo é preencher este formulário!

Formulário de verificação com selo Azul

Passo 1

Escolha se você deseja verificar seu perfil pessoal, ou página do Facebook.

Passo 2

Aqui serão abertas duas opções para você preencher:

  • Para páginas

Se você selecionou que deseja verificar uma página, então deverá selecionar qual das páginas que estão sendo administradas pelo seu perfil, você deseja validar.

  • Para perfis

Se você selecionou a verificação do seu perfil, então digite o endereço do seu perfil para que possa ser avaliado pela equipe do Facebook.

Passo 3

No campo Anexe uma foto do seu documento, você deverá enviar um arquivo digitalizado do seu documento de identidade, se for para perfil, e de um documento da empresa, caso estiver validando uma marca.

  • Para páginas

Para validar uma marca:

  • Conta de serviço público, como telefone, água, luz;
  • Certificado de formação;
  • Artigos de incorporação;
  • Documentos fiscais ou de isenção fiscal;

 

  • Para perfis

Para validar uma pessoa física:

  • Documento de identidade com foto;
  • Deve mostrar seu nome completo;
  • Deve conter sua data de nascimento;
  • Ex: passaporte, carteira de habilitação, RG, etc;

Passo 5

Após cumprir todos os requisitos, preencher todos campos e juntar todos os documentos necessários, existe mais um campo para ser enviado, que é o campo Informações Adicionais.

Aqui você irá enviar qualquer informação que auxilie o Facebook no processo de avaliação do seu perfil.

Podem ser justificativas pessoais, outras redes sociais que você já administra, como YouTube, Instagram, etc, ou endereços que comprovem que é realmente você mesmo quem está fazendo este pedido.

Informe por que o seu perfil é de interesse público, e por que ele deveria receber o selo azul, diferenciando esta página de outras na rede social.

Quanto tempo demora para o Facebook aprovar minha verificação de página?

Se você solicitou a verificação de selo azul, pode levar até 45 dias para algum retorno da equipe possa ser enviado. Fique ligado no seu e-mail e verifique também sua caixa de spam, e se a sua solicitação for recusada, vai levar 30 dias pra que seja possível realizar um novo pedido de verificação.

Se você solicitou o selo cinza, é mais rápido o processo. A equipe leva até 1 semana pra avaliar toda a documentação, e responder também em seu e-mail, então é bom ficar ligado na sua caixa de entrada em ambas as situações.

O Facebook reprovou meu pedido de verificação!

Fique tranquilo, não entre em desespero, é uma coisa bem normal de acontecer!

Na teoria, todas as pessoas e marcas podem fazer o pedido, mas não é bem assim que funciona na prática.

Se você acredita que cumpriu todos os passos da documentação do Facebook, ainda assim eles podem entender que a sua página não está qualificada para receber qualquer selo, principalmente quando se trata do azul.

Veja aqui alguns motivos pelos quais os pedidos são mais negados:

  • Você ou a sua empresa não possui um site;
  • Não foi incluído algum meio de contato, como e-mail e telefone;
  • Você não possui muitas marcações em sites, redes sociais, ou não é popular na imprensa;
  • Seu motivo não foi convincente o suficiente para a equipe do Facebook;
  • Não possui conteúdo autoral publicado em seu perfil ou página;

Gostou desse conteúdo? Fez a diferença para o seu negócio ou para sua equipe? Comente aqui em baixo e me diga como utilizou e que resultados obteve!

Acesse nossos canais e curta as nossas publicações.

Facebook: http://bit.ly/2W8buY0

Twitter: http://bit.ly/2VTBsd5

YouTube: https://bit.ly/2YNQseg

Instagram: http://bit.ly/2YQMEc6

LinkedIn: http://bit.ly/2YPpnr8

Messenger: http://bit.ly/2QrpuGt

 

Aproveite para comentar quais ideias teve, e como irá começar a colocar em prática.

Lembre-se de curtir o vídeo no YouTube, seguir o nosso canal e ativar o sininho para receber sempre em primeira mão as novidades.

Siga também a nossa página no Facebook, que trás sempre conteúdo exclusivo e relevante para seu negócio.

Este foi mais um Mudando Mindset da Rock Pixel Digital, hoje te mostrando um passo-a-passo bem didático de como fazer a verificação da sua página ou perfil no Facebook, e tornar a sua empresa mais relevante.

Grande abraço e lembre-se: você é do tamanho da sua mente!

Sucesso!

Fabricio Gwadera

Profissional de internet, fundador da RockPixel e nas horas vagas não desgruda da telinha.

Anúncio

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades da Rock Pixel

Assinando nossa newsletter, você receberá diretamente em seu e-mail todas nossas atualizações. Todas as informações inseridas aqui são de total responsabilidade da Rock Pixel e não iremos divulgá-las ou utilizar em campanhas de marketing de terceiros. 

Carregando...