Blog Rock Pixel

Novidades do marketing digital

O que é hospedagem de site e por que a minha empresa precisa de uma?

Se você está desejando colocar um braço da sua empresa no meio digital, já deve ter se deparado com registros, hospedagens, muitos planos e valores diferenciados para começar a ter um endereço do seu negócio na internet.

Antes mesmo de começar a pretender produzir conteúdo e gerar cadastros, ou até mesmo vender seu produto online, você deve ter uma base sólida para começar seus trabalhos e não se arrepender depois que o negócio começar a alavancar e tudo ficar fora do controle.

Por isso fizemos esse tutorial bem básico de como começar essa escolha, quais os benefícios e malefícios de cada tipo de serviço que oferecem, e qual será o mais vantajoso para sua empresa, seja ela em qual patamar estiver, desde quem está começando agora e buscando um endereço online para sua empresa, até grandes corporações que querem escalar sua plataforma de forma autogerenciável.

São mini robôs trabalhando para seu domínio estar sempre disponível

Então, vamos as opções!

 

Primeiramente, registre seu domínio!

Antes de começar a pensar em qual servidor vou escolher, quanto de espaço vou utilizar, você deve escolher qual o nome que você vai utilizar para divulgar a sua empresa. Isto pode ser feito diretamente no site do órgão regulamentador de domínios no Brasil, o Registro.br

Página inicial do site registro.br

Existem diversas outras empresas que oferecem o serviço de registro para você, e algumas até com o valor abaixo do cobrado pelo órgão, mas isso só no primeiro ano. Se você ler entre as letras miúdas, as renovações posteriores serão mais caras, e você ainda tem algumas obrigatoriedades para cumprir, antes de devolverem o domínio para seu nome.

Portanto é muito rápido, simples, e principalmente seguro fazer esse cadastro por conta própria, diretamente no site do Registro.br. Você fica com todos os comunicados sendo emitidos diretamente pelo pessoal que regulamenta esse serviço no Brasil, é avisado com bastante antecipação de qualquer problema ou renovação, e não tem nenhuma taxa adicional ou cobrança a mais pelo serviço.

O processo é bem simples. Na página inicial, clique no menu REGISTRE, verifique se o domínio que você está planejando comprar, está disponível. Lembre-se que domínios na internet são SEMPRE em letras minúsculas, sem acentos ou cedilhas, e tudo junto. Então se o nome da sua empresa é “Restaurando do Andrade”, você deverá seguir a pesquisa com restaurantedoandrade.com.br

Se já houver algum domínio registrado com esse nome, será mostrado uma mensagem como esta abaixo, e o próprio sistema irá oferecer algumas sugestões para que você possa escolher entre elas. Se nenhuma satisfazer, você pode optar por escolher outro nome e realizar a pesquisa novamente.

Esta mensagem significa que já existe um registro para seu domínio

Se tudo estiver de acordo e o nome escolhido estiver disponível, a mensagem a abaixo será mostrada, e veja que o registro é cobrado uma taxa anual de R$ 40,00. Qualquer outro comunicado que venha por meios eletrônicos e principalmente impresso pelo correio, pode ser descartado. Todos os anos diversos clientes me perguntam se boletos recebidos em suas empresas devem ser pagos. ISSO É GOLPE! Fique ligado!

Perfeito! Este domínio está disponível para registro

Ao clicar no botão “Registrar”, você será direcionado a um cadastro para identificar o proprietário deste novo domínio, e posteriormente as formas de pagamento. Você pode escolher entre boleto bancário, e dessa maneira a cada renovação será necessário um acesso ao sistema para emissão e pagamento manual deste boleto, ou também pode optar pelo pagamento em cartão de crédito, que é muito mais confiável, e a renovação é feita automaticamente, sem riscos de esquecimento, e de ter seu domínio fora do ar por falta de pagamento.

Após registrado a forma de pagamento e a compensação financeira, será disponibilizado um campo para informar os dados do servidor de hospedagem, e agora sim entramos no processo de tomada de decisão pelo melhor serviço.

Por que preciso de um servidor de hospedagem de site?

Independente do negócio que você possui, ter um site ou um blog é fundamental para divulgar seus produtos ou serviços no meio digital. É muito importante que comece seu negócio, já com uma plataforma para informar aos seus clientes o que a sua empresa vende.

Você deve colocar em imagens e palavras, de forma mais completa e simples possível, o que a sua empresa está comercializando, e isto serve para todos os nichos de negócios, seja uma padaria pequena, ou uma grande loja de departamentos onde se vendem diversos tipos de produtos.

No início, o principal é ter seus contatos muito fáceis de serem encontrados, e um lugar perfeito pra isso é no cabeçalho da página. Divulgue seu e-mail, endereço e telefone para que as pessoas possam te encontrar muito facilmente. Inicialmente sua página será utilizada mais para isto mesmo, e posteriormente, você poderá utilizar esse tráfego de visitantes para gerar cadastros e iniciar campanhas.

Em outra publicação aqui no blog, já conversamos sobre algumas ferramentas para você utilizar neste começo online. Veja ⭐️ top 5 dicas de ferramentas para gerenciar o seu Marketing Digital ⭐️

Nesta primeira etapa, realizamos a compra do nome da sua empresa na internet. Eu gosto de exemplificar isso para os clientes que este é o nome e número da sua casa na internet, como por exemplo, Rua Araucária, 987 – São Paulo – SP.

Nesta primeira etapa compramos o nome da rua, o seu endereço

Ficou muito claro onde poderemos encontrar esta empresa! Temos o nome da rua, o número de localização, a cidade e o estado. E da mesma forma funciona o registro do domínio.

Em nosso caso, foi registrado o endereço www.restaurantedoandrade.com.br. Aqui temos o nome da empresa, representado por restaurantedoandrade, temos a definição do tipo de domínio, que é um domínio comercial, representado pelo .com, e temos também a localização de onde foi registrado este domínio, que neste caso é no Brasil, representado pelo .br.

Agora, depois que compramos o “nome da rua”, ou o nosso endereço, agora precisamos da nossa “casinha”, onde iremos armazenar os arquivos do site, o banco de dados para armazenar as informações, nossos e-mails da equipe com comunicações com os clientes, e também um serviço muito muito importante, que é uma espécie de “porteiro”, que vai responder se aquele endereço está correto pra cada requisição dos visitantes. Ou seja, é como se cada visitante tocasse a campainha pedindo pelo Osmar, mas nesta casa só tem o Restaurante do Andrade. Ele vai responder que está errado, e só vai aceitar solicitações de quem pedir pelo endereço correto.

Posso registrar domínios .com?

Claro que pode! Você é livre para registrar qualquer domínio que esteja disponível, e tudo o que precisa é definir a ferramenta que irá realizar isto pra você.

Aqui vamos sugerir algumas ferramentas que já utilizamos para nossos clientes para registrar domínios .com por conta própria, sem depender de empresas de terceiros para realizar este procedimento:

Com qualquer dessas ferramentas é possível registrar diferentes tipos de domínio internacionais, e não somente .com. Você pode por exemplo, registrar domínios em outros países, como .com.us, .com, .org, .net, ou até alguns mais específicos, como por exemplo .art, .digital, .photo entre outros.

Os valores variam de tipo de registro até entre as diferentes ferramentas, portanto faça a busca pelo domínio que deseja em diferentes portais para ter o melhor valor de compra.

O que é um servidor hospedagem?

Como já comentamos, o servidor é como se fosse a “casinha”, ou em muitos casos, o “condomínio” que terá diversos serviços rodando automaticamente, sem que seja necessária qualquer interação da sua parte para que isso ocorra.

Na segunda etapa, contratamos o servidor de hospedagem

Quando é aberto uma nova hospedagem, geralmente todos estes serviços já estarão disponíveis e rodando, com exceção de alguns servidores cloud ou vps, como Amazon e Google Cloud, mas isso é assunto pra mais tarde. Vamos focar nos servidores com painel gerenciado, como por exemplo, o cPanel.

O servidor irá responder por todos os pedidos de site, lendo a linguagem de programação que o seu site estará programado, como por exemplo PHP, ASP, .NET, PYTHON, entre diversas outras, e vai entregar isso em formato visual para seu visitante.

Nesse meio tempo, o servidor recebeu uma solicitação de pedido de exibição de página, confirmou que aquele era mesmo o domínio do qual ele responde, chamou diversos códigos programados do site, interpretou estes códigos, abriu o banco de dados, realizou diversas buscas, captou estes resultados, incluiu nos campos onde eram requisitados no código de programação, desenhou o site e enviou para que o visitante realizasse o download e o navegador pudesse interpretar tudo isso.

E ainda não termina por aí! Tem muito mais serviços que o servidor de hospedagem realiza! Vamos listar alguns:

  • Servidor web - como por exemplo Apache, NGINX, Microsoft IIS, etc. É o serviço que irá interpretar os códigos e exibir em formato web nos navegadores.
  • Servidor de banco de dados – é o serviço que irá manter e persistir os dados que devem ser armazenados para buscas futuras. Os mais utilizados são Oracle, MySQL, MongoDB, etc.
  • Servidor de e-mails – é o serviço que irá gerenciar, receber, enviar e responder as mensagens de e-mail.
  • Firewall – é o serviço que irá proteger o servidor contra ataques e acessos indesejados. Aqui diversos outros serviços separados estão ativos, cada um pra monitorar e proteger um detalhe em específico.
  • Servidor de FTP – é um serviço para acesso por um software específico para este tipo de comunicação, para gerenciar arquivos de forma rápida e simples no servidor.
  • Certificado de Segurança SSL – é um protocolo instalado no servidor de hospedagem, que informa ao navegador que existe um certificado de segurança, validado por uma empresa credenciada, e que os dados que estão trafegando entre visitante e servidor, serão criptografados.
  • Backup – este é um importante serviço, e antes de contratar seu servidor você deve ter isto esclarecido. Seu servidor realiza backups de que partes do seu sistema, e qual a periodicidade?
  • Servidor de DNS – este é o serviço que irá “responder” pelo seu domínio quando ele for solicitado. Não adianta comprar o domínio e colocar as configurações na ferramenta se o seu servidor não tem nenhum serviço para responder pelas requisições que são realizadas.

Em cada um destes serviços, tem mais um montão de subserviços rodando, mas não convém colocar todos aqui, pois este não é nosso foco. Quero te mostrar que existem inúmeros “robôs” atuando para que seu site e e-mails possam estar no ar, 24 horas por dia.

Qual hospedagem devo escolher?

A Rock Pixel Digital oferece este serviço aos clientes, e nosso diferencial é a praticidade e a facilidade de começar a colocar a sua empresa no meio digital, de forma rápida e segura. Nossa página com a descrição dos planos e valores, estão neste link: planos de hospedagem Rock Pixel Digital.

Você não precisa, nem de forma alguma tem a obrigação de contratar este serviço conosco. O que oferecemos aos nossos clientes é a facilidade de em pouquíssimo tempo, já ter seu site e e-mails respondendo pelo nome da sua empresa. Nós vendemos facilidade!

Existem milhares de outras empresas oferecendo o mesmo serviço, por valores muito mais abaixo do que os nossos, mas antes de optar por alguma destas, verifique se o servidor é compartilhado, se oferece segurança SSL gratuita e inclusa no pacote, se existe alguma forma de comunicação com suporte técnico além do chat no site e tickets de chamados, e também a facilidade no pagamento.

Os planos de servidores da Amazon e da Google Cloud só te disponibilizam o acesso a linha de comando do servidor, e a partir daí, é o profissional que deve instalar e configurar todos os serviços.

Nós oferecemos isso tudo pronto, de maneira rápida, e fácil implantação. Se tiver algum conhecimento ou necessidade especial, pode gerenciar isso tudo de maneira autônoma, mas se precisar de auxílio, nossa equipe estará sempre aqui para te atender.

O que é um servidor compartilhado?

Alguns servidores e grandes datacenters, oferecem hospedagem para centenas e até milhares de domínios ao mesmo tempo. Isso tudo em um único servidor, respondendo por milhões de solicitações de pedidos de páginas, acessos a bancos de dados, envios e recebimentos de e-mails.

Seu site não consegue respirar no meio de tantos outros

Se um destes sites hospedados, está mal programado, ou tem um aumento muito repentino nos acessos, ou até mesmo está sofrendo alguma tentativa de ataque hacker, todos os domínios hospedados neste mesmo servidor irão sofrer as consequências, tendo lentidão no acesso ou até mesmo interrupção no serviço, e neste caso a sua empresa pode ficar sem site e sem e-mails.

Se você está começando seu negócio agora, e tem um orçamento muito baixo pra esse investimento, essa é uma opção, mas não cobre performance e tempo online de serviço pois este não é o objetivo deste tipo de hospedagem.

O que é um servidor VPS?

Neste modelo de instalação de equipamento, são dedicados recursos exclusivos para cada servidor, como por exemplo, processamento, memória, espaço em disco, etc.

Aqui o seu site já trabalha mais tranquilo

É um upgrade do modelo compartilhado, e consequentemente mais caro também, mas os benefícios são enormes.

Você tem controle total do servidor, de tudo o que está instalado, quais as métricas que estão sendo coletados, quanto de processamento está sendo utilizado, memória, espaço em disco, quanto de tráfego seu domínio está gerando por dia e mês, e muitas outras. Mas o maior benefício sem dúvida é saber que é somente você que está utilizando aqueles recursos e mais ninguém.

O que é um servidor autoescalável?

Este é o modelo que a Amazon e a Google Cloud trabalham. É um modelo onde as requisições do seu domínio são transferidos para diversos servidores diferentes, e podem ser instanciados ainda mais servidores em caso de gargalos.

O serviço "se clona" para atender as demandas

É um modelo muito eficiente para quem realmente precisa estar disponível, e ter garantia de que os acessos serão respondidos. É muito utilizado por grandes empresas para ganhar escala e performance, pois os acessos são distribuídos entre diferentes servidores espelhados em diferentes regiões.

É um processo custoso e complexo, que exige muito conhecimento para ser implantado, mas depois que está tudo rodando, é realmente eficiente.

 

Se você quer saber quais os planos e valores de hospedagens na Rock Pixel Digital, clique no link e veja os modelos de hospedagens disponíveis.

Gostou desse conteúdo? Fez a diferença para o seu negócio ou para sua equipe? Comente aqui em baixo e me diga como utilizou e que resultados obteve!

 

Acesse nossos canais e curta as nossas publicações.

 

Facebook: http://bit.ly/2W8buY0
Twitter: http://bit.ly/2VTBsd5
YouTube: https://bit.ly/2YNQseg
Instagram: http://bit.ly/2YQMEc6
LinkedIn: http://bit.ly/2YPpnr8
Messenger: http://bit.ly/2QrpuGt

 

Aproveite para comentar quais ideias teve, e como irá começar a colocar em prática.

 

Lembre-se de curtir o vídeo no YouTube, seguir o nosso canal e ativar o sininho para receber sempre em primeira mão as novidades.

 

Siga também a nossa página no Facebook, que trás sempre conteúdo exclusivo e relevante para seu negócio.

 

 

 

Este foi mais um momento Mudando Mindset da Rock Pixel Digital, hoje trazendo uma dica fundamental para seu negócio, com dicas de como escolher a melhor hospedagem e realizar o registro do seu domínio.

 

Grande abraço e lembre-se: você é do tamanho da sua mente!

 

Sucesso!

Fabricio Gwadera

Profissional de internet, fundador da RockPixel e nas horas vagas não desgruda da telinha.

Anúncio

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades da Rock Pixel

Assinando nossa newsletter, você receberá diretamente em seu e-mail todas nossas atualizações. Todas as informações inseridas aqui são de total responsabilidade da Rock Pixel e não iremos divulgá-las ou utilizar em campanhas de marketing de terceiros. 

Carregando...