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5 ferramentas para gerenciar o seu Marketing Digital

Para quem está iniciando seu próprio negócio, já deve ter uma meta muito bem específica que é passar o 3º ano com as portas abertas, já que uma grande porcentagem dos pequenos negócios fecha antes deste número fatídico.

Nada garante que seu negócio terá sucesso após este período, mas já é considerado uma vitória ter uma empresa com mais de 3 anos de existência, nos dias atuais desse nosso Brasil.

Ter qualquer vantagem competitiva sobre o seu concorrente, é fundamental em qualquer ramo de negócio, e hoje quero te ajudar com ⭐️ 5 dicas de ferramentas para gerenciar o seu Marketing Digital ⭐️

Ferramentas poderosas para o seu dia-a-dia

Não pretendo nesta matéria, te dizer exatamente quais são os melhores usos de cada ferramenta para cada tipo de negócio. Esta é uma atividade que você deve sozinho, avaliar se será útil para o seu fluxo de atividades, e qual outro tipo de uso você pode dar para que esta ferramenta te ajude a gerar lucro para a sua empresa, encurtar algum caminho e te fazer a economizar tempo. Darei alguns exemplos de uso, mas é somente para que a sua mente possa se abrir, e notar que talvez, essa seja a ferramenta que você estava procurando.

Antes de te apresentar as Top 5 Ferramentas do Marketing Digital, quero falar um pouquinho sobre automação de Marketing, e como isto pode te ajudar.

O que é automação de marketing?

Você, ou a sua equipe, já tiveram que fazer uma tarefa vezes e vezes, por repetidas vezes, com o mesmo objetivo? Pois saiba que para isso existe sempre um processo que pode automatizar isso.

Automação então, é o processo de utilizar a tecnologia disponível, ou fazer uso de ferramentas, para realizar tarefas em sequencia, de forma automática, afim de reduzir o trabalho manual e a interação de pessoas, para aumentar a eficiência das ações que queremos implementar.

Este tipo de ferramenta é muito utilizado principalmente para nutrir os leads que estão no funil de vendas, e aumentar o seu lead score, para que sejam cumpridos os passos necessários, até o fechamento da venda.

Então programar as minhas publicações no Facebook não é automação? Sim, é uma automação que a ferramenta te possibilita, mas é muito simples, podemos extrair muito mais das ferramentas que estão disponíveis no mercado hoje.

Automatizar o seu marketing, significa que você começa a entender de maneira significativa, o que o seu cliente está fazendo, quais as atitudes ele está tomando, e agir de forma personalizada para que ele tenha o máximo de interações possíveis com a sua marca, e entendendo todo esse sistema, conseguimos escalar isso para níveis extraordinários de automações.

Encontrar e entender exatamente em qual estágio do funil de vendas nosso comprador está, pode gerar diversos caminhos a serem percorridos pelas nossas automações, como por exemplo, envio de novos e-mails marketing, remarketing nas ferramentas, pop-ups no navegador, etc.

⭐️ Top 5 ferramentas do Marketing Digital ⭐️

A primeira delas: Trello

Para quem já está familiarizado com ferramentas de KanBan, esta será uma excelente opção digital para organizar seu negócio, e até seus afazeres pessoais, pois o Trello é uma ferramenta muito versátil, ágil e prática de ser utilizada para diferentes nichos de mercado.

O Trello lembra os painéis de post-its

A grande pergunta aqui é: o Trello é uma ferramenta de Marketing Digital?

A resposta para esta pergunta é: não! O Trello não é uma ferramenta de Marketing Digital. MAS, de que adianta ter uma Ferrari se as marchas não estão na ordem correta.

O que eu quero dizer com isso, é que a sua empresa pode ter as melhores e mais caras ferramentas do mercado, tudo disponível para serem utilizadas, mas se você não conseguir observar o fluxo do serviço, nem se comunicar com a sua equipe, de que adianta ter toda essa potência, se não consegue colocar nada em prática!

É isso que o Trello faz, organiza sua vida. E quando digo vida, é realmente isto, pois você pode organizar desde a sua lista de mercado ou a sua viagem de férias, até a mais complexa campanha de marketing digital para sua empresa.

Um exemplo de como quebrar as tarefas

Além de ser multiplataforma, a ferramenta também permite download do aplicativo para smartphones em Android e iOS, para você não perder nenhuma etapa do processo com a sua equipe.

A parte mais importante é que você pode “digitalizar” cada etapa do fluxo de trabalho da sua empresa, delegar tarefas para cada pessoa, acompanhar como está cada tarefa e em qual etapa ela está, e ainda verificar o histórico de alteração de cada um destes cartões, tudo em tempo real, de forma simples e prática.

O Trello tem planos gratuitos para uso, e você pode começar agora mesmo em https://trello.com

Wordpress

Este com certeza é o gerenciador de conteúdo mais utilizado no mundo todo, e estima-se que mais de 75 milhões de sites, usem esta plataforma para gerir tudo o que publicam.

O maior gerenciador de conteúdo

No site da Wordpress já tem alguns modelos de planos com instalação e hospedagem, e você já pode sair utilizando com alguns poucos cliques. O valor é praticamente irrisório para o benefício que você tem, fazendo uso de um site e/ou blog.

Para quem está começando neste universo, o Wordpress possibilita a instalação de Plug-ins, ou seja, alguns elementos adicionais ao sistema gerenciador de conteúdo, que tem diversas funções, desde incluir a sua tag do Google Analytics, até um sistema completo de e-commerce.

Mas calma, não precisa ficar desesperado no meio de tantas opções de plug-ins para instalação. Nós vamos te passar os principais que utilizamos em instalações básicas para nossos clientes, para que você possa começar a conhecer esta ferramenta, e também ter resultados concretos.

Vamos aos plug-ins mais utilizados:

  1. Rank Math SEO – [GRATUÍTO] Este é o primeiro plug-in que ativamos em qualquer nova instalação do Wordpress. Ele é uma ferramenta que auxilia na otimização de buscas pelos buscadores como Google e Bing, e te fornece informações valiosas para que seu conteúdo fique sempre da melhor forma possível, e fornece sugestões para seu site estar nas primeiras posições, nas buscas dos visitantes. Clique aqui para ver mais informações sobre o Rank Math: https://rankmath.com/
  2. Elementor – [VERSÕES FREE] A versão paga deste plug-in já vamos falar nesta matéria, mas ainda na versão gratuita, já se pode ter um gostinho do que pode alcançar. O Elementor é uma ferramenta que faz a edição visual do seu site, com elementos de arrastar e soltar. Incluir uma imagem, editar sua posição, alterar tamanho do texto, cor e a fonte, se tornam tarefas simples de serem feitas, e com poucos cliques, você tem um site profissional a sua disposição. O link para ver mais informações sobre o Elementor é este: https://elementor.com
  3. W3 Total Cache – [GRATUÍTO] Este é um plug-in para melhorar a velocidade de carregamento do seu site. Ele possui algumas opções de configuração inclusive para servidores de cache, chamados CDN (Content Delivery Network). Ele faz melhorias como compactar o código, e entregar os arquivos de forma mais rápida para seu visitante, reduzindo o tempo de carregamento, e otimizando seus acessos. Para ver mais detalhes sobre este plug-in, o site é https://www.w3-edge.com/products/w3-total-cache/
  4. AMP – [ GRATUÍTO] Este também é um plug-in de melhoria de velocidade de carregamento do seu site, mas mais especificamente, para o navegador do Facebook. Quando você disponibiliza um link na página da sua empresa na rede social, o Facebook não abre o navegador do seu smartphone, ele abre seu próprio navegador, e este plug-in AMP faz essa melhoria dos elementos do site, para que o browser da rede social possa realizar a abertura mais rápida do seu link. Para ver mais detalhes desse plug-in, o link é https://amp-wp.org/

Simples e fácil de começar seu blog

Elementor

Muitas pessoas ainda não sabem o que é Elementor e como ele pode melhorar a produtividade na hora de desenvolver sites e landing pages. Elementor é um plug-in page builder (construtor de páginas) que está disponível na versão free e na versão pró.

É muito simples de utilizar o Elementor

Esse page builder está ganhando cada vez mais espaço na comunidade WordPress e atualmente conta com mais de 800.000 instalações ativas, obtendo nota 4.8 na avaliação dos usuários, o que torna uma aceitação praticamente unânime entre os utilizadores dessa ferramenta. Você pode fazer o download no diretório do WordPress e aproveitar agora mesmo a versão free.

Com a versão Pró, você tem mais ferramentas para utilizar na construção da sua página e deixá-la ainda mais atrativa. Ao contratar a versão pro, automaticamente seu Elementor acrescenta módulos adicionais no ambiente de produção. É um investimento que vale a pena, no entanto, recomendo que utilize ao máximo a versão free. Para muitos projetos a versão free pode ser suficiente e você pode economizar uma grana ou até mesmo investir esse dinheiro em outra ferramenta mais apropriada para o momento.

É muitos simples editar a sua página com o editor arrasta e solta, e na versão paga, já vem com diversos modelos prontos para serem utilizados, independente da área do site que esteja trabalhando. Ele já vem com diversos modelos prontos para cabeçalhos e rodapés, demonstrativos de preços, formulários de contato, informativo de equipe, depoimentos de clientes, entre outras áreas que o seu site pode ter.

Você edita cores, tamanhos e posicionamentos com a função de arrastar e soltar

Para ter acesso a versão completa dessa ferramenta, e visualizar todos os recursos, o site do plug-in é https://elementor.com

Mailchimp

O MailChimp é uma das melhores plataformas para o envio de E-mail Marketing. Ela é uma ferramenta muito simples de usar e rápida de configurar. E, para quem está empreendendo, o entendimento rápido de como funciona MailChimp pode ser uma vantagem incrível! Tempo é rei e quanto mais trabalho manual você delegar para ferramentas de automação, como é o caso do MailChimp, melhor para a sua empresa!

Com poucos cliques você já dispara sua primeira campanha

Um ponto muito a favor do MailChimp é a facilidade que a ferramenta permite para criação dos seus modelos de e-mail marketing. Você pode usar desde modelos criados pelo time de design deles ou então, caso tenha intimidade com Photoshop, HTML e CSS, você pode criar seus e-mails do zero e deixá-los do jeito que quiser.

Além das campanhas, você pode configurar fluxos de e-mails automáticos, com diferentes regras de negócio, para facilitar o seu contato com os clientes. Um exemplo é enviar um e-mail de felicitações pelo aniversário dos seus clientes, de forma automática. Basta preencher este campo no cadastro dele na ferramenta, e configurar a campanha para estes envios, e pronto. Pra cada aniversariante do dia, uma mensagem personalizada da sua empresa.

O MailChimp tem planos gratuitos, e recomendamos SEMPRE que você utilize estes gerenciadores de envios de mensagens em massa. Se estiver usando o seu e-mail corporativo para estes envios, fique sabendo que está correndo um risco muito grande, de o seu domínio ser incluído em listas de SPAM, se já não estiver. E caso isso ocorra, é muito complicado para ser retirado, e leva um tempo bastante grande.

Para ver mais sobre esta ferramenta, e os pacotes de usos e valores, o site oficial é https://mailchimp.com

Google Analytics

De nada adianta você ter diversas ferramentas funcionando ao mesmo tempo, se não tem o seu painel de avião para conseguir ler as estatísticas do que está acontecendo com seu site.

Ter os números ajuda na tomada de decisões

É nesse papel que esta ferramenta do Google age, no fornecimento de informações importantíssimas sobre o seu domínio, e também informações em tempo real do que está acontecendo com seu site.

Você pode acompanhar em tempo real, como estão as vendas em seu e-commerce, qual o produto está sendo mais visitado, qual está sendo mais vendido, comparar informações das páginas, saber quanto tempo seu visitante está ficando em cada área do seu site, saber também de qual dispositivo estão acessando, qual o gênero, faixa etária, de onde estão acessando, e diversas outras informações que serão extremamente relevantes para avaliar suas campanhas.

Você pode personalizar o endereço de cada anúncio para saber qual está sendo mais clicado, de onde este visitante veio, e acompanhar tudo isso através das metas que estipular na ferramenta.

Para começar a utilizar esta poderosa e essencial ferramenta, é muito simples. Basta você ter um cadastro no Google, acessar a página http://analytics.google.com e fazer seu primeiro cadastro. A ferramenta irá gerar um código pronto para você copiar e colar em seu site, e irá fornecer todo o auxílio que for necessário para a instalação.

Após estes passos, você já pode contar com o auxílio do Google para saber tintim por tintim, tudo o que está acontecendo em seu site.

 

Gostou desse conteúdo? Fez a diferença para o seu negócio ou para sua equipe? Comente aqui em baixo e me diga como utilizou e que resultados obteve!

 

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Este foi mais um momento Mudando Mindset da Rock Pixel Digital, hoje trazendo uma dica fundamental para seu Marketing Digital, com ⭐️ 5 dicas de ferramentas para gerenciar o seu Marketing Digital ⭐️.

 

Grande abraço e lembre-se: você é do tamanho da sua mente!

 

Sucesso!

Fabricio Gwadera

Profissional de internet, fundador da RockPixel e nas horas vagas não desgruda da telinha.

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